sexta-feira, 24 de outubro de 2008

A manipulação habitual

«A empresa petrolífera estatal de Cuba anunciou que a ilha tem um potencial de 20 mil milhões de barris por explorar na costa norte. A descoberta pode colocar o país dos irmãos Castro entre os 20 maiores produtores mundiais do ouro negro»
Semanário Sol

Eu também podia escrever uma notícia a dizer, por exemplo:

«As empresas de armamento e a indústria farmacêutica do país da família Bush continuam a apresentar lucros na ordem dos 200.000.000.000.000 de dólares.»

Estaria a ser tão idiota quanto o editor do Sol. Porque, ainda que as receitas dessas duas nojentas indústrias sejam, de facto, elevadas, os EUA não são da família Bush.

É por estas e por outras que aparecem tantos imbecis a papaguear a propaganda ocidental.

O Capitalismo político (mas, sobretudo, o económico) está de tal maneira organizado na cabeça dos acomodados, que eles já não conseguem pensar fora ou para além da lógica capitalista ou neoliberal. É por isso que não entendem a crise (que não é apenas económica e financeira), nem conseguem perceber que o Mundo está a mudar politicamente.

Ao contrário do que sentenciou Fukuyama, as democracias liberais não representam o Fim da História. Bem pelo contrário; estão a definhar, e levarão com elas para o túmulo o modelo político-económico capitalista - como já se está a ver, aliás.

Só o Pacheco Pereira (mais o inefável Luís Delgado ou o beato César das Neves) é que se recusa a aceitar essa evidência - o que não admira, uma vez que, desde a intervenção no Iraque (que apoiou incondicionalmente), não tem feito outra coisa senão enganar-se.

2 comentários:

Ridere disse...

Repito, a manipulação das pessoas já não é feita à moda antiga com censura e violência.
Este novo método encapotado tem muito mais sucesso. Os escravos sentem-se bem na sua condição e ridicularizam os que tentam liberta-los.

LFM disse...

Tudo dito, Johnny!