sábado, 28 de junho de 2008

Paulo Coelho e a Filosofia do Óbvio



E um boomerang em lugar do arco e flecha?



Não haja dúvidas! Este tipo é um espertalhão! Um verdadeiro industrial do sector da literatura de auto-ajuda.
Cada vez que me lembro que este merdoso escrivão foi aceite pela Academia Brasileira de Letras como um espécime literário, depois de terem recusado Drummond de Andrade ou Vinícius de Morais …

Para confirmarem, ofereço-vos algumas frases apologéticas da sua doutrina, que podem encontrar no seu site, convenientemente composto e redigido em inglês.


We cannot all see the dreams in the same way.
A menos que tivéssemos todos o cérebro programado, Paulinho.

The search for happiness is more important than the need for pain.
Obrigado, Coelho, por esta revelação. Eu, por exemplo, estava perfeitamente convencido de que a necessidade de dor era bem mais importante para o meu matrimónio do que a procura de felicidade. Até já tinha pedido à minha amada que comprasse, com urgência, uns acessórios sadomasoquistas numa Sex Shop. É que a nossa relação não ia lá muito bem. Mas depois deste teu sábio conselho, decidimos frequentar uma Igreja Maná.

Love is only a small thing, enough for one person, and any suggestion that the heart migth be larger than this is considered perverse.
E agora pá? O que raio é que vou dizer às minhas amantes, ó génio da espiritualidade e fabricante de livros à tonelada? Explica-me lá como é que me desfaço delas sem que elas me furem os pneus do carro ou me roubem o cartão de crédito? As tipas nem conhecem a palavra «perverso»…

Sometimes an important incident is capable of turning everything beautiful into a moment of anxiety.
E o contrário também funciona, certo? Hás-de convir que essa coisa de nos acontecer "an incident" a qualquer momento tem uma grande probabilidade. E podemos passar da ansiedade a outro estado de espírito. Tens razão rapaz. Sim, é verdade, eu confirmo. A semana passada, pouco antes de terminar o jogo com a Alemanha, recebi um telefonema de uma colega a pedir que lhe fosse ajudar a carregar uns móveis. Passou-me logo a ansiedade. Mas subiu-me cá uma raiva...

Our true friends are those who are with us when the good things happen. They cheer us on and are pleased by our triumphs. False fiends only appear at difficult times, with their sad, supportive faces. When, in fact, our suffering is serving to console them for their miserable lives.
Repararam bem na abjecta confissão de solidariedade deste criptofilaucioso. Para mim, já só lá vai com aguarrás na mioleira e uns pauzinhos de bambu cravados nas unhas dos pés.

1 comentário:

JS Seixal disse...

Vendo a coisa bem vista, teriamos de começar pelo termo auto-ajuda. Não compreendo onde começa a parte autónoma da tarefa, uma vez que desmiolados, crentes e outros incautos engolem de um só trago os chavões e as frases de bolso abundantes, tomando-as como a última Eureka espiritual, esotérica, por aí.
Por outro lado, a coisa porreira deste Paulo Coelho é que quando vemos uma mulher com um montinho de folhas, com a lombada Paulo Coelho, podemos sempre tirar a fácil ilação: se for jeitosa (expressão bem besunta) sabemos exactamente que conversa e aproximação fazer, sabemos também que não valerá de nada, porque 5minutos chegarão para nos levar ao limite da paciência e terminar a conversa com um volto já...
Por outro lado, não será este senhor um daqueles que acredita na vida em Marte, querendo assim deixar um testemunho escrito das mais elementares constatações da vida humana, no caso de uma futura extinção e redescoberta do legado humano? Há que colocar todas as hipóteses. Aliás, não será isso a auto-ajuda? Já agora, se alguém contactar com o iluminado nobel do óbvio, agradecia que escrevesse uma coisa menos espiritual, é que qualquer ajuda, auto ou não, que me levasse a fazer uns milhões de euricos em 2 dois seria muito bem vinda - divina até! É que sózinho está complicado. Agradeço Antecipadamente.